Estudantes de Fernando Prestes visitam a Pinacoteca em São Paulo

Estudantes de Fernando Prestes visitam a Pinacoteca em São Paulo

Última atualização em 29/12/2022, 16h06min por A Trombeta

Na última quarta-feira (14/12), estudantes da Escola Estadual “Francisco Sales de Almeida Leite” de Fernando Prestes visitaram a Pinacoteca na capital paulista. A maioria dos estudantes que participaram do passeio são alunos que estão concluindo o ensino médio.

A inciativa do evento cultural foi da própria escola e teve apoio da Diretoria Regional de Ensino de Taquaritinga, que viabilizou o transporte dos 35 estudantes e monitores (professores e funcionários da unidade escolar).

O grupo de Fernando Prestes saiu na madrugada do dia 14/11 para chegar a São Paulo por volta das 11h, horário previamente agendado pela própria Pinacoteca para realização da visita. Os estudantes ficaram em visitação até o início da tarde e após o almoço retornaram para Fernando Prestes.

Segundo o professor Leandro Miguel, um dos docentes da escola que acompanhou os estudantes, disse que eventos dessa natureza são importantes tendo em vista o acervo de arte que a Pinacoteca oferece. “Não fica tão distante de nossa cidade, o museu é um dos mais visitados do Brasil e de quebra ostenta obras como Tarsila do Amaral, Almeida Junior, Cândido Portinari e até Rodin” completou Miguel.

As alunas Katleen Brosda e Tatiana de Oliveira, que cursam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), visitaram pela primeira vez a Pinacoteca e acharam o museu “fantástico” e foram unanimes em salientar que ter contato com telas famosas como “Antropofagia” de Tarsila do Amaral, “Retirantes” de Portinari será algo inesquecível.

A professora Haide da Silva comentou que além da visita a Pinacoteca e todo seu acervo, a viagem foi “algo novo a esses jovens, pois a maioria deles sequer conheciam São Paulo, a quarta maior metrópole do planeta. Foi gratificante poder acompanhar essa turma”.

O aluno Rodrigo Justo, comentou que ficou impressionado com a estrutura e grandiosidade do acervo da Pinacoteca e disse que seria necessário ficar o dia todo para ver todos os detalhes do museu. “Tem muita coisa para ver e nosso tempo é curto não dá para apreciar tudo. Um dia ainda volto com mais tempo” conclui Justo.

Um pouco mais sobre a Pinacoteca*

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais voltado para a produção brasileira concebida desde o século XIX até a contemporaneidade, sempre considerando diálogos com variadas culturas do mundo. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. E, desde então, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.​

​O acervo original foi formado a partir da transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, juntamente com outras 6 adquiridas de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva, especialmente para formar a nova coleção.​

Com o passar dos anos formou um significativo acervo. Atualmente sua coleção conta com cerca de 11 mil peças, dentre as quais estão trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.​

​Desde 2006, a Pinacoteca é administrada pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura, por meio de Contrato de Gestão assinado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Os documentos norteadores da Gestão da Pinacoteca são o Plano Museológico e o Planejamento Estratégico. ​

​Atualmente realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O Museu abrange três edifícios, localizados no centro de São Paulo: a Pinacoteca Luz (Praça da Luz, 2) e a Pinacoteca Estação (Largo General Osório, 66), ambos abertos ao público com ampla programação, e a Pinacoteca Contemporânea, que está sendo reformada e abrirá ao público em breve.

*Informações contidas no site da Pinacoteca.

Publicidade

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *