Distrito de Botelho preserva suas tradições em museu histórico

Distrito de Botelho preserva suas tradições em museu histórico

Última atualização em 28/06/2023, 19h09min por A Trombeta

“Os museus são como espelhos que refletem a alma de uma sociedade.” – Françoise Cachin.

Numa esquina no pequeno distrito de Botelho no município de Santa Adélia-SP, num prédio ausente de pompa e imponência, onde abriga a sede do Almoxarifado Municipal, o “Museu Histórico Rodrigo Vicente” dá boas vindas aos que prezam pela cultura.

Apesar do distrito de Vila Botelho de ter sido criado em 1936, o povoado surgiu no limiar do século passado em terras de Carlos Botelho do Amaral, que adquiriu uma fazenda de parte da Sesmaria dos Castilhos (Capa Preta). Carlos Botelho denominou sua aquisição de Fazenda São José. A uns dois quilômetros da sede da fazenda Carlos Botelho fez algumas benfeitorias e instalou também um campo de futebol para lazer de seus funcionários, surgindo então um povoado que ficava as margens de um antigo caminho que ligava Araraquara aos confins do Mato Grosso.

Esse caminho era chamado de Estrada Geral, inclusive percorrida e mencionada por Visconde Taunay em sua passagem por aqui em 1867. Esse registro pode ser encontrado no livro de Taunay “Viagens de outrora”. O então nobre e combatente na Guerra do Paraguai ficou hospedado com toda sua comitiva na casa de José Francisco de Castilho em 22 de julho de 1867.

Às margens desse caminho, há algumas décadas depois surgia Botelho. Segundo Luiz Fernando Barbosa, secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Santa Adélia, nesse pequeno museu idealizado por Benedito Marinho e Altair Pavani em 2009 estão guardados centenas de peças, que como bem definiu Françoise Cachin, “são espelhos que refletem a alma de uma sociedade”. Peças diversas que vão desde cangas, máquinas de debulhar amendoim, fotografias, arados, carro de boi, máquinas de datilografia e até um computador CP 500 da Prologica de 1982. Algo novo e antigo diante de tanta inovação tecnológica.

O museu funciona para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e está localizado na esquina das ruas Seiko Nicikawa com João cação Ribeiro.

Imagem capa: Luiz Fernando Barbosa, secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Santa Adélia

Publicidade

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *