Última atualização em 02/07/2024, 19h28min por A Trombeta
Sucata de madeira ganhando nova vida em esculturas
O artista plástico José Roberto Almeida, de 73 anos, natural de Fernando Prestes, foi premiado novamente em Arceburgo, Minas gerais. Ele recebeu a Pequena Medalha de Ouro por suas duas esculturas na 36ª edição do Salão de Artes Plásticas “Engenheiro Júlio Capobianco”, realizado naquela cidade mineira. A cerimônia de premiação ocorreu ontem, 15/06.
Organizado pelo Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo (IHCA), o evento exibiu uma vasta gama de obras de arte, divididas em várias categorias, incluindo pintura – acadêmica, naïf e contemporânea; desenho – pastel e gravura; fotografia e arte digital; aquarela; e escultura. Entre os prêmios distribuídos estavam o Troféu Engenheiro Julio Capobianco, Troféu IHCA, Troféu Prefeitura de Arceburgo, Grande Medalha de Ouro, Pequena Medalha de Ouro, Grande Medalha de Prata, Pequena Medalha de Prata, Grande Medalha de Bronze, Pequena Medalha de Bronze, Menção Honrosa e Participação.
Os vencedores das categorias de troféus e Medalhas de Ouro terão suas obras destacadas no catálogo oficial do evento. José Roberto Almeida impressionou o júri com suas esculturas em madeira de sucata, intituladas “Cumplicidade” e “Interação”, demonstrando seu talento e criatividade ao transformar materiais reciclados em arte de alta qualidade.
Outras participações
Outra participação de Almeida em Arceburgo foi em 2022, durante o 34º salão quando foi contemplado com a Grande Medalha de Ouro com duas esculturas em madeira denominadas “Evolução” e “Equilibrio”. O escultor também participou em dois eventos na região, em Brodowski e Piracicaba, respectivamente a “48ª Semana de Portinari” e o “68ª Salão de Belas Artes”.
Em dezembro de 2022 Almeida também participou de uma exposição com cinco esculturas em Luxemburgo, na Europa e foi agraciado com o Certificado de Mérito Artístico o Luxembourg Art Prize – 2022.
Publicidade