Última atualização em 02/11/2023, 16h01min por A Trombeta
Por José Saul Martins*
Em meados da década de 1980 fui convidado a participar de um grupo de pessoas que tinha o objetivo de escrever a história de Fernando Prestes. Algo inédito, pois até aquela data não havia registro bibliográfico sobre nossa história. Essa obra é fruto de uma parceria que começou com dois protagonistas que não estão mais entre nós: Elza de Abreu Lavrini e Antonio Osmar Segura, o Mazinho.
Elza de Abreu Lavrini, a Dona Elza” como nós a chamávamos, era geografa formada pela USP e professora aposentada da rede pública estadual de ensino. Ela já tinha algumas entrevistas e manuscritos casuais sobre Fernando Prestes. O Mazinho era ecólogo e atuava na época na Cetesb também tinha algum material de pesquisa sobre o município. Para explicar o start desse time de autores que culminou no grupo que escreveria o livro é preciso voltar um pouco na década de 1980. Houve aqui em Fernando Prestes um grupo intitulado “Mosca” – Movimento Social Cultural e Artístico, que tinha pretensões de atuação nesses setores e todos os autores, exceto “Dona Elza”, eram remanescentes do extinto Mosca, que atuou pouco mais de um ano como entidade. O Mazinho convidou então, a Dona Elza, o Djair Lázaro de Almeida, o Marco Antônio Di Foggi, o Eduardo Angelino Savazzi, o Fernando José Savazzi e eu, para uma reunião, onde decidimos escrever o livro “Cidade de Fernando Prestes – Resgate de sua memória”.
Após anos de pesquisas e muitas reuniões concluímos a redação do livro. Muitas dificuldades na fase de pesquisa que hoje seria fácil com o advento da internet. Críticas também vieram. Concluímos o livro em 1990 e por decisão nossa não atualizamos por ocasião de sua publicação dez anos depois sob o apoio do então prefeito Sebastião Manoel Machado. Hoje até entendo que carecemos de uma outra obra que complemente o nosso trabalho e preencha algumas lacunas que ficaram. Mas aí está o livro que tive a inciativa de digitalizar e disponibilizar neste site A Trombeta, para leitura e inclusive download. Para todas as gerações.
José Saul Martins é jornalista, diretor do site e jornal A Trombeta e coautor do livro “Cidade de Fernando Prestes – Resgate de sua memória”
preciso fazer uma citação segundo a abnt