Última atualização em 24/09/2024, 3h41min por A Trombeta
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Clélia Machado de Freitas”, em Fernando Prestes, alcançou um marco importante para a educação local ao conquistar a 2ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as escolas públicas do Estado de São Paulo. A avaliação, realizada em 2023 com alunos dos anos iniciais (5º ano), teve seus resultados divulgados em agosto de 2024 e a escola conseguiu obter a nota 8,3 no índice. Em 2021 a escola obteve uma avaliação de 6,7.
A diretora da escola Kelly Fernanda Vergani Oliveira, entende que a conquista é motivo de orgulho para a cidade e reforça o compromisso com a qualidade do ensino. “Realizamos avaliações semanais em todas as Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e isso colabora para o aprendizado de nossos alunos de forma ampla e completa” explicou Kelly. Salientou ainda o empenho e dedicação dos alunos e educadores nesta conquista no IDEB.
Renato Ferreira de Melo, Coordenador Pedagógico da escola, destacou o envolvimento da comunidade escolar como um dos fatores decisivos para o excelente desempenho. “É um acontecimento histórico para a Educação do município”, afirmou Melo, comemorando o reconhecimento do trabalho conjunto entre alunos, professores e famílias. A próxima prova do IDEB será realizada em 2025, e a expectativa é manter o alto nível de desempenho e continuar avançando nos índices de educação no Estado.
A escola “Professora Clélia Machado de Freitas” atende 250 crianças de 5 a 10 anos, entre os 1º e 5º anos iniciais. Além da grade curricular ordinária possui no contraturno projetos complementares como os clubes de Matemática, Língua Portuguesa, Alfabetização, Música e Coral e, Esportes de raquete (tênis e beach tennis).
Ademais do 2º lugar no IDEB entre as escolas públicas no Estado de São Paulo, a diretora e o coordenador comemoram com professores, funcionários e familiares outros méritos obtidos: Medalha de Prata na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astrofísica com os alunos Davi Luís Rocha Gibertoni e Luís Eduardo de Almeida; e, 6º lugar no Estado de São Paulo na avaliação da Fluência Leitora. Nesta primeira edição do ano letivo de 2024, 108 mil crianças da rede estadual matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental foram avaliadas; 613 prefeituras também aderiram ao exame, no caso Fernando Prestes participou da avaliação com seus alunos.
Essa avaliação, também conhecida por “Teste de Fluência”, busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal.
O que é IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado em 2007 pelo Ministério da Educação do Brasil com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas do país. O IDEB combina dois importantes aspectos da educação básica:
1. Desempenho dos estudantes em avaliações padronizadas: Utiliza os resultados de provas como a Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para medir o aprendizado em disciplinas fundamentais como Português e Matemática.
2. Fluxo escolar: Considera taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, refletindo a eficiência do sistema educacional em promover os alunos ao longo das séries. A combinação desses fatores gera uma nota que varia de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino e unidade federativa. O IDEB é calculado a cada dois anos e permite acompanhar o progresso educacional ao longo do tempo, estabelecendo metas para a melhoria contínua da qualidade do ensino. Serve como uma ferramenta fundamental para orientar políticas públicas, identificar áreas que necessitam de investimentos e promover a transparência dos resultados educacionais para a sociedade.
Publicidade