Fernando Prestes terá candidatura única para prefeito nas eleições municipais; veja quem são os pré-candidatos ao Poder Legislativo

Fernando Prestes terá candidatura única para prefeito nas eleições municipais; veja quem são os pré-candidatos ao Poder Legislativo

Última atualização em 29/08/2024, 20h19min por A Trombeta

No último sábado, 03/08, foi oficializada em Fernando Prestes a candidatura única que disputará o cargo de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais deste ano. Após intensas negociações entre os representantes dos partidos MDB, PL, PSD e PSDB, Mariel da Rocha (PSDB), atual vice-prefeito, foi escolhido como candidato a prefeito, enquanto Wilson José Villela (MDB), vereador na atual gestão, será o candidato a vice-prefeito.

A decisão foi tomada após o atual prefeito Rodrigo Ravazzi, que poderia concorrer à reeleição, abrir mão de sua participação em prol da união das lideranças partidárias. Esta coligação, denominada “Unidos por Fernando Prestes e Agulha”, foi homologada e  apresentava 36 postulantes ao Poder Legislativo local, no entanto, o candidato Marcelo Aparecido Carlos, do PL, apresentou renúncia de sua candidatura a Justiça Eleitoral, segundo site oficial do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Portanto disputarão a Câmara Municipal 35 candidatos.
Veja relação a seguir, dispostos em ordem alfabética (partidos e candidatos) e por nomes de urna.

MDB
DINHO DA BORRACHARIA
DOUGLAS OLIVEIRA
ÉRIKA ALAMINO LUNARDELI
GERALDO DA PADARIA
LAURA FONTANELLI VILLELA
PC CALANCA
TINA
TRICA

PL
CARRAPATO
CHIQUITO
DINHA BRENTAN
EDSON VERGANI
FERNANDO DA FARMÁCIA
MIZAEL GIBERTONI
RENAN FERNANDES
SILVIA VOLPI
XUXA

PSD
DI DA PADARIA
FÁBIO DA FUNILARIA
IGOR MATHIAS
MOTUCA
PATRICIA ADRIANA ALVES
ROBSON CONTRERA
ROSE  ASCENCIO
VALDIRENI  PORFIDA

PSDB
ANA PAULA GOMES
CARLINHOS ESTRUZANI
FABIANA MOLENA
GILMAR MANO
HENRIQUE TERRA SECA
LEIRIANE FALQUI
LETÍCIA MEIRA
LOPES
VINICIUS VELOCI
WASHINGTON DAMIANO

Apesar das candidaturas já estarem homologadas pelas convenções partidárias que aconteceram no último sábado, ainda não é permitido aos candidatos realizarem qualquer tipo de propaganda, lembrando que isso só é permitido a partir do dia 16/08. A Trombeta divulgou em seu portal desde 11/06 conteúdo abordando pré-candidaturas e naquela ocasião figuravam como pré-candidatos, o vereador Wilson Villela, o ex-vereador Ronie Gomes da Silva e o atual prefeito Rodrigo Ravazzi. No entanto, o atual prefeito, desistiu de concorrer à reeleição e com isso abriu espaço para que outro cenário político se concretizasse: o alinhamento dos partidos em lançar candidatura única. O ex-vereador Ronie Gomes também abriu mão de ser candidato e Villela ficou como pré-candidato a vice-prefeito. Todas as candidaturas devem ser deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral até o próximo 15/08.

A legislação eleitoral permite candidaturas únicas no Brasil e aqui em Fernando Prestes isso aconteceu em 2008, quando o então prefeito Bento Luchetti Junior participou do pleito sozinho sem nenhum oponente. A legislação eleitoral vigente, segundo artigo de Hardy Waldschmidt, Secretário Judiciário do TRE/MS e professor de Direito Eleitoral da ESMAGIS –Escola Superior de Magistratura de Mato Grosso do sul – concluiu sua peça acadêmica afirmando que “com base na legislação em vigor e na jurisprudência do TSE, podemos concluir que, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo”. No último parágrafo de seu artigo o professor enfatiza que nos casos de candidatura única, “é preciso que os candidatos únicos redobrem esforços visando obter uma votação expressiva que lhes outorgue representatividade para o exercício dos seus mandatos”.

Imagem de capa: Armando da Cunha Filho/Jornal Notícias da Região

Publicidade

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *