Festa do Peão de Fernando Prestes completa 30 anos

Festa do Peão de Fernando Prestes completa 30 anos

Última atualização em 13/07/2023, 5h15min por A Trombeta

Os mais jovens dirão: nossa! quanto tempo sem festa. Os mais velhos, principalmente os primeiros organizadores e envolvidos, com aquela pitada de nostalgia, lembrarão: nossa! parece que foi ontem. A primeira festa oficial do peão em Fernando Prestes aconteceu em julho de 1993. Oficial, porque antes de 1993 algumas outras festas aconteceram, mas eram feitas de forma improvisada no estádio de futebol e organizada por uma comissão não formal. O evento de 1993 aconteceu em espaço exclusivo e havia uma diretoria constituída formalmente de natureza associativa: Clube de Rodeio Cinco Estrelas.

Neste ano de 2023, 30 anos depois da primeira, está acontecendo no Centro Municipal de Eventos “José Molena”, a Festa do Peão de Fernando Prestes com entrada franca. Em cartaz de divulgação consta três dias de festa com a seguinte programação: 06/07 – show com Fiduma & Jeca; 07/07 show com Carreiro & Capataz; fechando a festa em 08/07 show com Mayck & Lyan. O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Fernando Prestes e organizado pela empresa Mais Show com a apoio da Comitiva São Francisco (Fernando Prestes). Todos os dias haverá a participação especial de Gabriel Fernando & Banda. Além das tradicionais montarias, haverá outras provas e atrações.

Voltando um pouco mais na história. Até a construção do Centro Municipal de Eventos José Molena, localizado no bairro Jardim Villa Carlin, as festas aconteciam em local exclusivo cedido ao clube de rodeio pelo já falecido agricultor e empresário Bento Luchetti. A propriedade denominada Chácara Italina, ficava as margens da Vicinal Adauto Ravazzi (que liga Fernando Prestes a Aparecida de Monte Alto) na altura do quilômetro 1, com uma área de 23.650 m2.

Wilson Aparecido Molena, um dos mentores e por muitos anos presidente do Clube de Rodeio Cinco Estrelas, conta que a ideia da realização da primeira festa surgiu durante montarias amadoras que aconteciam na Chácara do Godoy e eram bastante frequentadas e crescentes em público. “Em Ariranha tinha festas fazia anos, Agulha desde 1985 com grandes festas do peão e nós queríamos muito ter a nossa festa em Fernando Prestes” recordou emocionado Wilson Molena.

Ainda segundo Molena, um dia estava assistindo as montarias o Bento Luchetti, que ouviu dele, de José Roberto da Silva, o Espeto e de muitos outros jovens que formariam a primeira diretoria, a promessa de ceder uma área de terra para abrigar a tão “sonhada” festa do peão de Fernando Prestes. “O Bento prometeu também que nos ajudaria a cercarmos de alambrado todo o perímetro da área cedida” disse Molena. Formou-se uma comissão e mãos a obra. Além do cercamento construíram no local, bilheterias, entrada, bar e banheiros. Sob a locução do afamado narrador de rodeio Donizeti Alves acontecia em julho de 1993 a primeira festa do peão de Fernando Prestes. A primeira diretoria era composta:

Presidente: Wilson Aparecido Molena
Vice-presidente: José Roberto da Silva
2º vice-presidente: Antonio Carlos Caroni
1º Secretário: Francisco Eugênio Marques Protázio
2º secretário: David Luiz Pan
1 º tesoureiro: Warley Parecido Trovó
2º tesoureiro: Maciel dos Santos Rocha
Conselho deliberativo: Elcio Luiz Caroni, José Márcio Calamari, Osmar Aparecido Vendramini, Wilson Aparecido Pimpinatti, Enico Caroni, Siguimar Emilio Pastori e José do Carmo Trovó.
Conselho fiscal: Bento Luchetti Junior, Anizio Manjerão, Paulo Cezar Godoy.

Desde o início as festas aconteciam em julho, devido a data comemorativa e feriado municipal da emancipação político-administrativa de Fernando Prestes no dia 5. Nos primeiros anos, as festas do peão começavam às quintas-feiras e terminavam nos domingos, dia de desfile cívico, bandas, fanfarras, carros enfeitados  e cavaleiros. Com o passar dos anos os desfiles foram excluídos das festas e as finais dos rodeios começaram ser aos sábados.

Recinto novo

As festas do peão aconteceram na Chácara Italina até o ano de 2006. No ano de 2007, sob a gestão do então prefeito Bento Luchetti Junior, foi inaugurado um recinto público, contando com arena, barraca e banheiros e que recebeu a denominação de Parque Municipal de Eventos José Molena. A primeira festa na casa nova aconteceu entre os dias 26 a 29/07 com o nome de 1ª Expo e 15ª Festa do Peão. Os três dias de festa foram marcados com grandes shows de expressão nacional, como Milionário & José Rico,  Grupo Alma Serrana e a banda de rock Detonautas. Também marcaram presença bandas regionais, como: Banda Tema Livre, Mairto & Rodrigo, Carlos Alberto & Renato, Alerta Vermelho e Flávio Ricardo & Banda.

 A partir de então as festas do peão estiveram atreladas a municipalidade e o Clube de Rodeio Cinco Estrelas começa a deixar de fazer parte como entidade e apenas como coadjuvante. Na verdade os organizadores eram os mesmos do clube, mas sem o vínculo de entidade privada associativa para compor uma comissão onde poder público era responsável. Devido a esse esvaziamento de atribuições como entidade o Clube de Rodeio Cinco Estrelas teve sua baixa formal em 13/06/2011.

Havia sete anos que Fernando Prestes não tinha festa do peão. A última edição do evento foi na gestão passada, do atual prefeito Rodrigo Ravazzi (2013/2016). Neste 2023, no penúltimo ano de sua segunda gestão a administração Rodrigo Ravazzi/Mariel da Rocha realiza mais uma festa do peão.

Publicidade

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *