Última atualização em 19/01/2024, 10h47min por A Trombeta
O artista plástico agulhense (município de Fernando Prestes-SP) Clodoaldo Martins conquista novamente o reconhecimento internacional ao ser classificado no 6º Concurso Internacional de Pintura Figurativa NTD, que ocorre em Nova Iorque. Ele foi o único artista plástico brasileiro entre os contemplados. O evento parte de uma série de atividades culturais e artísticas patrocinadas pela NTD Television, que visa proporcionar aos artistas de todo o mundo a chance de exibir seus talentos e resgatar a tradição da pintura a óleo realista.
Clodoaldo apresentou duas obras intituladas “Hora do Banho” e “Hora de Brincar”, que se destacaram entre as centenas de trabalhos enviadas por renomados artistas do realismo. A qualidade técnica e a capacidade de transmitir valores tradicionais e ideais positivos renderam a Clodoaldo a classificação na competição.
Em entrevista à A Trombeta, o artista disse que é uma grande honra ter a oportunidade de estar mais uma vez representando o seu país nessa competição tão importante e prestigiada por artistas do mundo todo. “Eu estou muito feliz por ser um dos finalistas nesta sexta edição podendo assim tentar levar adiante um pouco que seja da mensagem e ideais do concurso através de meu trabalho. De maneira muito singela buscando representar através das obras não somente técnica, mas valores genuínos tão caros a nós, como beleza, bondade e a autenticidade da pintura a óleo tradicional” salientou Clodoaldo.
A Exposição dos Finalistas, agendada para ocorrer de 8 a 19 de janeiro de 2024, apresentará mais de 60 pinturas de realismo premiadas, reunindo o talento de mais de 50 artistas provenientes de mais de 20 países. Este evento representa uma celebração da diversidade artística global e destaca a qualidade excepcional das obras que abraçam a missão da organizadora de promover a beleza pura, a bondade e a autenticidade na pintura a óleo tradicional.
O 6º Concurso Internacional de Pintura Figurativa NTD é reconhecido como um dos principais palcos para os amantes do realismo, e atrai artistas de todo o mundo pela oportunidade única de compartilhar valores essenciais através da arte. O júri, composto por renomados especialistas em arte, terá a responsabilidade de selecionar os vencedores em diversas categorias, solidificando o prestígio deste concurso como uma referência global no mundo da pintura de realismo.
A classificação de Clodoaldo Martins é motivo de orgulho para a comunidade artística regional e nacional, destacando o talento singular do artista e contribuindo para a crescente reputação do Brasil no cenário internacional das artes plásticas. Agora, as atenções se voltam para a Exposição dos Finalistas, onde a arte de Clodoaldo e outros talentos será celebrada e avaliada, culminando na revelação dos vencedores que deixarão sua marca na história da pintura realista figurativa.
Participação em 2019
Na 5ª edição do concurso que aconteceu em 2019, o último antes da pandemia da Covid-19, Clodoaldo participou da exposição dos finalistas e foi contemplado na categoria Prêmio Humanidade e Cultura com a obra “Aves de Milena”, que foi exposta entre os selecionados pela comissão julgadora. Também em 2019, o artista ministrou um duplo workshop sobre pintura e tatuagem na cidade de Barcelona na Espanha.
Naquela ocasião Clodoaldo, em entrevista à A Trombeta, que foi uma grata surpresa a sua primeira participação de Nova Iorque, tendo em vista que foi convidado pela própria organização do evento, não havendo nenhuma apresentação anterior por parte de colegas ou instituições. “Os organizadores viram meu trabalho pelo Facebook e fizeram o convite” disse o artista plástico. Quando recebeu o convite para participar da exposição não tinha nenhuma pintura concluída e acabada. Estava terminando uma obra, que já estava vendida e teve de pedir permissão a proprietária, que concordou e até gostou da ideia. “Gostou mais ainda quando a tela foi classificada entre as melhores do mundo” brincou Clodoaldo. O workshop na Espanha foi organizado por Max Ghostar, artista plástico peruano com forte atuação em tatuagem por toda a Europa. Clodoaldo esteve por 10 dias em Barcelona quando expôs a um grupo de pessoas suas técnicas de pintura e seus trabalhos. “Foi muito gratificante esse contato com a Europa em poder mostrar um pouco de nossa arte” disse o pintor.
Publicidade