Última atualização em 07/12/2025, 18h28min por A Trombeta
Nesta segunda-feira, dia 8 de dezembro, o popular “trem iluminado” — parte da iniciativa Rumo ao Natal — percorre a região com saída prevista de Santa Adélia às 18h, com destino a Araraquara. Na estação Fernando Prestes não haverá parada; em Cândido Rodrigues, o trem deve fazer uma breve parada por volta das 18h30.
Este ano, o espetáculo sobre trilhos será conduzido por duas locomotivas modelo C30-7A, fabricadas pela General Electric Transportation e cuidadosamente decoradas para transportar o Papai Noel e encantar crianças e adultos.
O “Rumo ao Natal” traz mais do que trens: pretende gerar memórias afetivas em famílias por todo o interior paulista. As composições passam por dezenas de municípios, levando o espírito natalino diretamente às comunidades ferroviárias e vizinhas. Em edições anteriores, foram utilizados mais de 1 500 metros de fitas LED para iluminar os vagões e locomotivas — o que transforma a viagem num espetáculo visual que agrada a crianças e adultos.
Segurança: um alerta importante
Organizadores reforçam que, apesar da atmosfera festiva, a ferrovia não deixa de ser um ambiente de risco. Por isso são feitas recomendações:
Mantenha no mínimo 15 metros de distância da linha férrea antes, durante e depois da passagem.
Não toque nem suba nas locomotivas ou vagões — mesmo se estiverem parados.
Fique atento às crianças e aos pets.
Escolha um local seguro para registrar selfies ou fotos.
Respeite as orientações dos profissionais no local.
Essas recomendações visam evitar acidentes graves e garantir que o espetáculo seja aproveitado com segurança e responsabilidade.
Uma tradição do interior paulista com história
O Rumo ao Natal é promovido pela concessionária Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e apoio via Lei Rouanet, o que torna o evento também parte de uma iniciativa cultural. A locomotiva C30-7A utilizada faz parte de um grupo reduzido: segundo a ABPF, são poucas as unidades desse modelo preservadas, e a reativação delas para o trem natalino dá nova vida a um patrimônio ferroviário considerado histórico.
Imagem de capa: arquivo A Trombeta
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