Última atualização em 16/06/2024, 18h25min por A Trombeta
O distrito de Agulha, munícipio de Fernando Prestes, tremeu por três vezes em dois dias consecutivos. Os dois primeiros episódios aconteceram na noite de sábado, 01/06 às 21h45, e um outro tremor ocorreu ontem, 02/06, às 22h55. Na tarde de domingo, portanto antes do terceiro tremor, A Trombeta esteve em Agulha e conversou com alguns moradores que foram unanimes na confirmação dos eventos.
Daniela Pasquini, que reside na parte mais alta do distrito relatou, que primeiramente houve um estrondo seguido por vibrações nas vidraças e portas e o segundo tremor, um pouco mais fraco. “Parecia uma batida, som de uma bomba ou algo que caiu muito próximo e na sequência a vibração das vidraças das portas e janelas”, relata Daniela.
Outra moradora da parte mais alta da cidade, Célia Zaniboni Porfida, corroborou o relato de Daniela, mas teve a sensação de uma vibração mais intensa. “Escutamos o tilintar dos copos nos armários e até mesmo uma cobertura metálica que temos nos fundos de nossa casa fez um barulho considerável” disse Célia.
Marcelo Barladi e sua esposa também confirmaram os eventos de ontem e salientaram que escutaram “estrondos” pelo menos em outras duas ocasiões nestes últimos 15 dias. Essa versão também foi confirmada pela moradora Cristina Gomes Baesso.
Ontem, A Trombeta fez contato com sismólogo Bruno Collaço do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo –USP e relatou os eventos de Agulha. Ele disse que o sismômetro mais próximo de Agulha está localizado na área rural de Bebedouro e após checagem manual não verificou sinal que possa estar relacionado com os eventos no distrito. “Se ocorreu algo deve ter tido magnitude muitíssimo baixa, talvez menor que 1 grau na Escala Richter. Qualquer evento diferente teria sido registrado pela estação” salientou Collaço. Disse que também apesar do desconforto, se foi mesmo um tremor de terra, não teria energia suficiente para causar danos que possam preocupar as pessoas. No entanto disse, que o Centro de Sismologia vai dar uma atenção para ocorrido e continuar o monitoramento pelos próximos dias.
Novo tremor
Segundo relatos constantes em grupo de Whatsapp e contato de moradores de Agulha com A Trombeta, na noite de ontem, 02/06, as 22h55 um novo estrondo e tremor de terra aconteceu novamente no distrito. Os moradores relatam que o evento de ontem foi mais forte daqueles que ocorreram no sábado. A Trombeta entrou em contato novamente com Centro de Sismologia sobre o evento desta madrugada e aguarda um retorno.
No site do Centro de Sismologia da USP há um link (https://moho.iag.usp.br/eq/dyfi) disponível para inclusão de relatos sobre tremores de terra.
Tremores em Pirangi
No ano passado a terra tremeu em Pirangi em 27/05. A terra tremeu por duas vezes e assustou os moradores. O primeiro tremor aconteceu durante a madrugada, a 1h34 e o segundo foi às 10h15.
Veja esta matéria clicando no link https://atrombeta.com.br/tremores-de-terra-assustam-moradores-de-pirangi/
Publicidade