Última atualização em 19/11/2024, 7h58min por A Trombeta
Na tarde do último dia 11/10, um forte vendaval atingiu a região de Fernando Prestes e Agulha, causando estragos significativos. O fenômeno teve início por volta das 15h e durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente para provocar danos materiais e prejuízos aos moradores e agricultores locais.
No Sítio Santa Rosa, localizado no bairro Fundão, entre Agulha e Fernando Prestes, o plasticultor Ronaldo Garcia sofreu grandes perdas. Quatro das cinco estufas utilizadas por ele para o cultivo de pimentão vermelho, amarelo e pepino japonês foram severamente danificadas pelo vendaval. Garcia, que já está contabilizando os prejuízos, relatou que o impacto nas estruturas comprometerá parte de sua produção.
Há relatos de que outros agricultores também tiveram perdas com suas estufas devido ao vendaval. A Trombeta fez contato com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, solicitando histórico do clima em Fernando Prestes e região no dia 11/10. “Entre a tarde e a noite do dia 11 de outubro de 2024 diversos municípios do estado de São Paulo registraram eventos de tempo severo, como vendavais e queda de granizo. Na região de Fernando Prestes (SP) a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Ariranha (SP) registrou rajadas de ventos de aproximadamente 72 Km/h entre 15h e 16h do dia 11/10/2024 e, a estação meteorológica do INMET em Pradópolis (SP) registrou rajadas de ventos em torno de 79 Km/h, também entre 15h e 16h do dia 11/10/2024”. Os sitiantes, embora assustados pelos danos materiais, não relataram feridos.
Fotos da composição da imagem de capa: Ronaldo Garcia