O sorvete refrescando o calor e adoçando a vida

O sorvete refrescando o calor e adoçando a vida

Última atualização em 18/12/2023, 14h36min por A Trombeta

Com a chegada do Verão, que em 2023 começa exatamente no dia 22 de dezembro, à 00h27, as temperaturas começam a subir, trazendo consigo a promessa de dias ensolarados e momentos refrescantes com as chuvas da estação. Nesse cenário “caliente”, uma das delícias mais aguardadas é, sem dúvida, o sorvete.

O sorvete, com sua variedade de sabores e texturas, torna-se um aliado perfeito para amenizar o calor intenso. Seja em taças coloridas, potes generosos ou em irresistíveis casquinhas, esse frozen não só refresca o paladar, mas também eleva o ânimo durante as altas temperaturas.

Desde os sabores clássicos de baunilha e chocolate até as especificações mais exóticas e gourmet, o sorvete é uma verdadeira celebração do Verão. Além de ser uma opção deliciosa para se refrescar, ele também proporciona momentos de convívio social e alegria em todos os lugares possíveis.

Sorvetes no interior de SP

Rosana e Edson: mestres sorveteiros

A ideia de empreender no interior de São Paulo aflorava mais e mais a cada visita que o casal Edson Gomes Lemes e Rosana Gagion fazia a parentes aqui na região. Ele trabalhava como bancário e aquilo precisava de upgrade: vida e profissão. Ela atuava no comércio e concordava com o esposo que novos ares fariam bem a família. Em um fim de semana prolongado, durante visita a Itápolis, considerada a Capital Nacional do Sorvete, tiveram a ideia em montar uma sorveteria. Taquaritinga foi a cidade escolhida para o novo empreendimento em parceria com outro casal.

Entre a vinda de São Paulo para o interior e a chegada a Fernando Prestes houve uma experiência de quatro anos como mestres sorveteiros em Taquaritinga. “Queríamos uma sorveteria só nossa e vimos que isso seria possível aqui em Fernando Prestes” disse Rosana. A sorveteria Palácio dos Sorvetes foi inaugurada em 12/05/2018 na esquina da Rua José Agustoni com a Avenida Pedro Paulo Di Foggi.

Hoje o Palácio dos Sorvetes é uma fábrica artesanal que produz mais de 40 sabores de sorvetes de massa, inclusive opções zero açúcar; 15 sabores de picolés, além da produção própria de açaí. Os sabores, tanto massa como os picolés, são divididos entre aqueles que usam leite na fabricação e os naturais. As frutas de época, também estão presentes, não apenas nos sorvetes com suas polpas naturais, mas também o rol de novos sabores.

Também hoje, o Palácio dos Sorvetes é um centro de degustação de gelados, ponto de encontro entre pessoas e famílias, que podem apreciar dezenas de opões em massa, nas casquinhas, taças e self-service com mais de dez tipos de acompanhamentos, para os sorvetes, açaí e cupuaçu. Não é só isso: para festas e confraternizações são disponibilizadas embalagens de vários tamanhos.

Para os fãs dos tradicionais picolés de frutas ou dos sorvetes de massas com ingredientes sofisticados, o Verão é a estação perfeita para explorar essa vasta e saborosa invenção chinesa aprimorada pelos italianos. Então, que tal aproveitar o calor com uma colher (ou duas) de felicidade em forma de sorvete. Afinal, no Verão, a alegria tem gosto de uma experiência doce e gelada.

Breve história do sorvete

O conceito de saborear gelo ou neve adoçada remonta a civilizações antigas, como a China, onde a aristocracia apreciava sobremesas geladas. Alexandre, o Grande, também é creditado por trazer a prática de consumo de gelo adoçado da Pérsia para o Mediterrâneo.

No entanto, o sorvete como é encontrado hoje começou a ganhar forma na Itália durante o Renascimento. No século XVI, os italianos desenvolveram técnicas para criar sorvetes mais parecidos com os atuais, utilizando misturas de leite, frutas e gelo. A sobremesa se tornou popular na corte francesa no século XVII, quando o cozinheiro italiano Francesco Procopio dei Coltelli abriu a primeira sorveteria conhecida em Paris, em 1660.

O sorvete chegou ao Brasil no início do século XIX, trazido por imigrantes italianos. No entanto, o seu consumo era especialmente restrito às elites urbanas devido à necessidade de importar gelo para a produção. Com o tempo, a popularização do sorvete no Brasil aumentou, tornando-se uma sobremesa querida em todo o país.

Ao longo dos anos, o sorvete evoluiu em termos de sabores, texturas e métodos de produção. Hoje, é uma sobremesa versátil apreciada em todo o mundo, com uma ampla variedade de opções disponíveis, desde os sorvetes artesanais tradicionais até os produtos industrializados em diversas formas e sabores.

Então, que tal aproveitar o calor com uma colher (ou duas) de felicidade em forma de sorvete. Afinal, no Verão, a alegria tem gosto de uma experiência doce e gelada.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *