Clodoaldo Martins ganha prêmio em concurso internacional de pintura em Nova Iorque

Clodoaldo Martins ganha prêmio em concurso internacional de pintura em Nova Iorque

Última atualização em 31/01/2024, 16h28min por A Trombeta

Clodoaldo Martins, artista plástico, é premiado no 6º Concurso Internacional de Pintura Figurativa NTD, em Nova Iorque, com a tela “Hora do banho”, que ficou com a categoria bronze.  Único artista plástico brasileiro entre os contemplados, Clodoaldo está em Nova Iorque participando da premiação. O evento, parte de uma série de atividades culturais e artísticas patrocinadas pela NTD Television, proporciona aos artistas de todo o mundo a chance de exibir seus talentos e resgatar a tradição da pintura a óleo realista.

Clodoaldo, que mora em Agulha apresentou duas obras: “Hora do Banho” e “Hora de Brincar”, ambas com destaque entre as centenas de trabalhos enviadas por renomados artistas do realismo. A qualidade técnica e a capacidade de transmitir valores tradicionais e ideais positivos renderam a Clodoaldo a classificação na competição e a premiação. A tela “Hora de brincar” também foi premiada com menção honrosa. (o texto continua após as fotos)

Em entrevista à A Trombeta, o artista disse que é uma grande honra ter a oportunidade de estar mais uma vez representando o seu país nessa competição tão importante e prestigiada por artistas do mundo todo. “Eu estou muito feliz por ser um dos finalistas nesta sexta edição podendo assim tentar levar adiante um pouco que seja da mensagem e ideais do concurso através de meu trabalho. De maneira muito singela buscando representar através das obras não somente técnica, mas valores genuínos tão caros a nós, como beleza, bondade e a autenticidade da pintura a óleo tradicional” salientou Clodoaldo.

Em conversa particular com Zhang Kunlun, presidente do júri do concurso, o artista plástico recebeu os parabéns pela conquista do bronze e o afago de que muitas coisas boas ainda virão pela frente. Nesta edição do concurso, não houve nenhum contemplado na categoria ouro, que dá uma aprimorada na premiação de Clodoaldo com sabor de prata, pois na prática ele ficou em segunda colocação com a tela “Hora do Banho”.

A Exposição dos Finalistas está acontecendo desde o dia 08/01e a divulgação dos vencedores ocorreu ontem, 18/01.  Clodoaldo concorreu com mais de 60 pinturas de realismo premiadas, reunindo o talento de mais de 50 artistas provenientes de mais de 20 países. Este evento representa uma celebração da diversidade artística global e destaca a qualidade excepcional das obras que abraçam a missão da organizadora de promover a beleza pura, a bondade e a autenticidade na pintura a óleo tradicional.

O 6º Concurso Internacional de Pintura Figurativa NTD é reconhecido como um dos principais palcos para os amantes do realismo, e atrai artistas de todo o mundo pela oportunidade única de compartilhar valores essenciais através da arte. O júri, composto por renomados especialistas em arte, terá a responsabilidade de selecionar os vencedores em diversas categorias, solidificando o prestígio deste concurso como uma referência global no mundo da pintura de realismo.

A classificação de Clodoaldo Martins é motivo de orgulho para a comunidade artística regional e nacional, destacando o talento singular do artista e contribuindo para a crescente reputação do Brasil no cenário internacional das artes plásticas. A arte de Clodoaldo e outros talentos foi celebrada e avaliada, culminando na revelação dos vencedores que deixarão sua marca na história da pintura realista figurativa e o Brasil tem um representante

Participação em 2019

Na 5ª edição do concurso que aconteceu em 2019, o último antes da pandemia da Covid-19, Clodoaldo participou da exposição dos finalistas e foi contemplado na categoria Prêmio Humanidade e Cultura com a obra “Aves de Milena”, que foi exposta entre os selecionados pela comissão julgadora. Também em 2019, o artista ministrou um duplo workshop sobre pintura e tatuagem na cidade de Barcelona na Espanha.

Naquela ocasião Clodoaldo, em entrevista à A Trombeta,  que foi uma grata surpresa a sua primeira participação de Nova Iorque, tendo em vista que foi convidado pela própria organização do evento, não havendo nenhuma apresentação anterior por parte de colegas ou instituições. “Os organizadores viram meu trabalho pelo Facebook e fizeram o convite” disse o artista plástico. Quando recebeu o convite para participar da exposição não tinha nenhuma pintura concluída e acabada. Estava terminando uma obra, que já estava vendida e teve de pedir permissão a proprietária, que concordou e até gostou da ideia. “Gostou mais ainda quando a tela foi classificada entre as melhores do mundo” brincou Clodoaldo. O workshop na Espanha foi organizado por Max Ghostar, artista plástico peruano com forte atuação em tatuagem por toda a Europa. Clodoaldo esteve por 10 dias em Barcelona quando expôs a um grupo de pessoas suas técnicas de pintura e seus trabalhos. “Foi muito gratificante esse contato com a Europa em poder mostrar um pouco de nossa arte” disse o pintor.

Biografia

Clodoaldo Martins nasceu no distrito de Agulha, município de Fernando Prestes, Estado de São Paulo. Ainda menino, com nove anos, já tinha consciência de sua vocação: pintar. Começou com desenhos e aos 13 anos foi estimulado por seus pais a iniciar seus estudos com o professor de desenho Luis Dotto, na cidade vizinha, Catanduva. Era aí que se concentravam os jovens talentos da região. Ainda na adolescência, participou de aulas de pintura, inicialmente, com o artista plástico Sérgio Amorim e, posteriormente, com Celso Bayo.

Em 2003, conheceu Washington Maguetas, que o auxiliou no aprimoramento de sua técnica. Logo em seguida recebeu valiosas contribuições de Alexandre Fausto, discípulo de Arlindo Casttelani de Carli.  A partir de 2005, as orientações foram de Luís Cláudio Morgilli, que o apresentou a Gilberto Geraldo e Ronaldo Boner. E foi através dos grupos de estudos ministrados por Boner e workshops conduzidos por Gilberto Geraldo que Clodoaldo Martins direcionou uma nova plástica ao seu trabalho.

Atualmente as inspirações são os artistas clássicos e contemporâneos da escola Alla Prima que o influenciam no crescente refinamento de sua produção artística.

Clodoaldo Martins é graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade São Luís, em Jaboticabal (SP).

Exposições

Individuais
2002 – Espaço Cultural em Santa Adélia (SP)
2003 – Espaço Cultural em Monte Alto (SP)
2006 – Espaço Cultural Banco do Brasil – Taquaritinga (SP)
2006 – Espaço Cultural Banco do Brasil – Itápolis (SP)
2006 – Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal – Itápolis (SP)
2006 – Espaço Cultural da Prefeitura de Itápolis (SP)
2007 – Exposição “Vida Rural” no Espaço Cultural V Centenário – São Paulo (SP)
2007 – Espaço Cultural Portinari na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
2007 – Exposição “Vida Rural” no Espaço  Cultural  do  Conselho   Regional  de Contabilidade do Estado de São Paulo
2008 – Espaço Cultural Santander-Banespa – Monte Alto (SP)

Coletivas
2000 – “Exposição novos talentos” na Casa da Cultura Maestro Nicola de Muzzio, de Catanduva (SP)
2001 – 1º. Salão de Pintura Acadêmica na Pinacoteca “Gaffrée e Guinle”, integrante do Complexo Cultural do Porto de Santos (SP)
2001 – XIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (SP)
2001 – III Salão de Arte da Associação Limeirense de Educação – Limeira (SP)
2002 – XLIX Salão Ararense de Artes Plásticas (Acadêmico) – Araras (SP)
2002 – 50º. Salão Ararense de Artes Plásticas (Contemporâneo) – Araras (SP)
2002 – Espaço Cultural em Santa Adélia (SP)
2003 – XX Salão de Artes Plásticas de Jaú (SP)
2003 – IX Salão de Artes Plásticas (Acadêmico) de Catanduva (SP)
2004 – 52º. Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP)
2005 – XXIII Salão de Artes Plásticas (Acadêmico) de Rio Claro (SP)
2005 – 53º. Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP)
2006 – XXIV Salão de Artes Plásticas (Acadêmico) de Rio Claro (SP)
2006 – 2ª. Mostra de Artes de Fernando Prestes (SP)
2006 – Publicação de obras no Catálogo “Brasil e seus Pintores”, pela Editora Domani de Artes
2007 – Salão de Belas Artes de Ubatuba (SP)
2007 – XI Salão de Artes Plásticas (Acadêmico) de Catanduva (SP)
2007 – Exposição realizada pelo grupo de artistas “Poetas Visuais”, em Jaboticabal (SP)
2007 – Exposição no Espaço Cardiofísico, no Evento de Artes “Expodeplás”, promovido pela Faculdade São Luís, de Jaboticabal (SP)
2007 – Artista Fundador do Museu de Arte Olímpico, de São Paulo, através da doação da obra “Ciclismo de Pista”
2008 – Artista Fundador do Museo D’Arte Italia – Brasile, Città di Pomezia, na Itália, através da doação da obra “O Carro Cantador II”
2008 – 1º. Salão Paulista de Artes de São Paulo (SP)
2008 – Exposição realizada pelo grupo de artistas “Poetas Visuais”, no Espaço Cultural do Shopping de Jaboticabal (SP)
2008 – Espaço Cultural em São Bernardo do Campo (SP)
2009 – 57º. Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP)
2010- Publicação de obras na segunda edição do Anuário de Arte “ART GALLERY IN BRAZIL” – flores, natureza morta e paisagens brasileiras.
2012 – Publicação de obras no anuário de arte “ART GALLERY IN BRAZIL” –  Panorama da arte atual III.
2014 –  Participações como membro de comissão julgadora de salões de artes.
2019 – Exposição Cenas Poéticas – Nova Acrópole – Fortaleza-CE

Premiações
2004 – Menção Honrosa no XXI SOBAM – Salão Oficial de Belas Artes de Matão (SP)
2005 – Medalha de Bronze no 55º. Salão Ararense de Artes Plásticas (Acadêmico) – Araras (SP)
2006 – 1º.  Troféu  no  IV  Salão de  Pintura  Acadêmica e Moderna na Pinacoteca “Gaffrée e Guinle”, integrante do Complexo Cultural do Porto de Santos (SP)
2006 – Medalha de Bronze no LVII Salão Ararense de Artes Plásticas “Antonio Rodini” (Acadêmico) – Araras (SP)
2006 – Prêmio Aquisição da Câmara Municipal, no 54º. Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP)
2006 – Pequena Medalha de Ouro no 10º. Salão de Artes Plásticas de Catanduva (SP)
2007- Premio Aquisição da Prefeitura Municipal, no 59º. Salão Ararense de Artes Plásticas (Acadêmico) – Araras (SP)
2007 – Prêmio Aquisição da Prefeitura Municipal, no 55º. Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP)
2007 – Prêmio Aquisição e 2º. lugar no XXII Salão de Artes Plásticas de Jau (SP)
2007 – 1º. Prêmio no XVI Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP)
2007 – 1º. Prêmio no Salão de Artes Plásticas de São Jose do Rio Preto (SP)
2008 – Prêmio Antônio Rodini no LXI Salão Ararense de Artes Plásticas (Acadêmico) – Araras (SP)
2008 – Prêmio Aquisição no SAV – Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SP)
2009 – Menção Honrosa no 2º. Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto (SP)
2010 – Primeiro Prêmio no 3º. Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto (SP)
2012 – Prêmio Aquisição no SAV – Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SP)
2012 – Prêmio  Aquisição Prefeitura Municipal no 16º. Salão de Artes Plásticas de Catanduva (SP)
2014 – Primeiro Prêmio no Salão de Artes da Associação comercial de São Paulo ( distrital de Pinheiros).
2015 – Prêmio Aquisição no LXIII Salão de Belas Artes de Piracicaba – SP
2015 – Medalha de Ouro no LXIII Salão de Belas Artes de Piracicaba – SP
2016 – Medalha de prata no LXIV salão de Belas Artes de Piracicaba – SP
2019 – Prêmio Humanidade e Cultura no 5º Concurso de Pintura Figurativa da NTD de Nova York – EUA
2023 – Medalha de Bronze no  Concurso de Pintura Figurativa da NTD de Nova York – EUA com a tela “Hora do banho”
2023 – Menção Honrosa no Concurso de Pintura Figurativa da NTD de Nova York – EUA com a tela “Hora de brincar”

Publicidade

Compartilhar

Um pensamento sobre “Clodoaldo Martins ganha prêmio em concurso internacional de pintura em Nova Iorque

  1. É uma satisfação imensa principalmente para sua família e também que somos do município e do distrito meus parabéns Clodoaldo e siga em frente que vc tem talento para isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *