Cresce casos de Covid19 em Fernando Prestes

Cresce casos de Covid19 em Fernando Prestes

Última atualização em 16/01/2021, 17:00h por A Trombeta

Nos primeiros dias de 2021 o número de casos confirmados de Covid 19 no município de Fernando Prestes aumentou em 9,4%. Segundo os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde divulgados diariamente, em 30/12 havia no município 169 casos confirmados e ontem (08/01) constava 185 pessoas  positivadas pela Covid19. O boletim de ontem, menciona também que há onze pessoas em isolamento acometidas pela doença e ainda 29 suspeitos em monitoramento domiciliar. O número de suspeitos saltou de nove em 30/12 para 33 em 07/01, um crescimento em 66,6%. Segundo previsões de especialistas brasileiros e internacionais, esse aumento era esperado devido às festividades de fim de ano.

Fernando Villar, médico infectologista que atua na Unidade Covid19 do Hospital das Clinicas de Ribeirão, disse que outro fator que proporcionou o aumento dos casos de Covid19 foi o cansaço das pessoas em manter as medidas de prevenção. O médico alerta que é necessário um pouco mais de esforço por parte da população tendo em vista a chegada da vacina em breve. “Apesar da vacina estar chegando devemos estar atentos e manter as precauções como o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e principalmente não participar e nem promover aglomerações” concluiu Villar.

Durante entrevista coletiva na tarde de ontem no Plano São Paulo, João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo foi enfático em dizer que o grande problema do momento é o chamado lazer noturno. “Aprendemos que o problema não são os ambientes controlados. O aumento da transmissão ocorre nos bares, no lazer noturno, nas atividades que ocorrem à noite, nas baladas, festas e comemorações. É nesse ponto que o plano mudou consideravelmente”, explicou. A região que Fernando Prestes está inserido faz parte do grupo de regionais que ainda está na fase amarela e portanto é possível o funcionamento de bares, restaurantes até as 20h.

Maria Ester Tasso Amado, secretária municipal da Saúde de Fernando Prestes disse a reportagem que no momento está orientando as equipes de vigilância a trabalharem a população e os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço quanto ao uso correto de máscaras, disponibilizar  álcool em gel e manter o distanciamento, como forma de diminuir esse número crescente de casos de Covid19 aqui no município. “Esperamos a que a nossa população tenha consciência e coloque em prática meios preventivos para reduzirmos os casos e assim evitarmos medidas mais restritivas” disse Ester.

Fernando Prestes teve até momento quatro mortes decorrentes da Covid19. A maior incidência da doença aconteceu em setembro, quando no dia 18, segundo o boletim epidemiológico registrou 33 pessoas confirmadas em isolamento domiciliar. O ápice do registro de suspeitos correu em 22/07 com 53 notificações. Entre  os dias 10 a 20/11 foi melhor período desde o início da pandemia quando não foi registrado nenhum novo caso de coronavírus.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *