Criminosos derrubam torres de transmissão e Itápolis fica mais de 12h sem energia elétrica

Criminosos derrubam torres de transmissão e Itápolis fica mais de 12h sem energia elétrica

Última atualização em 03/04/2021, 15h56min por A Trombeta

Na tarde de ontem (02/04), a cidade de Itapolis entrou em blecaute devido a queda de cinco torres de transmissão de energia elétrica (linhão). A energia só foi restabelecida completamente na manhã de hoje e ainda de forma improvisada pelos funcionários da Companhia Paulista de Força e Luz, que estão consertando as torres metálicas.

Detalhes de uma das torres que foram derrubadas. Imagem: Redes Sociais

A queda das torres de transmissão com de 138.000 volts, que abastece toda a cidade de Itapolis ocorreu devido a furtos de pedaços de metal, que servem de travas de sustentação das estruturas. Segundo Eduardo Pereira, policial civil de Itapolis, os ladrões certamente não tinham noção do que poderia acontecer com a retirada de dessas peças metálicas, que provavelmente foram vendidas como sucata.

Pereira disse ainda que a polícia está empenhada em esclarecer o caso, para que os culpados sejam julgados e punidos. “Graças a Deus não perdemos nenhuma vida, mas o pior poderia ter acontecido, tanto pelo acidente das torres como pela falta de energia elétrica na cidade”, concluiu.

No final da tarde de ontem a CPFL divulgou  uma nota sobre o incidente. “A CPFL Paulista informa que a interrupção no fornecimento de energia registrada nesta sexta-feira, 2, em Itápolis, é grave, e foi causada pelo roubo de partes das torres de transmissão de 138.000V e que provocaram a queda de 5 torres. Essa linha de transmissão é responsável por todo o fornecimento de energia para a cidade de Itápolis. A CPFL mobilizou todo o seu efetivo para restabelecer o serviço o mais rápido possível, além de mobilizar também geradores de energia para atender às cargas prioritárias.

A distribuidora reforça que, além da interrupção no fornecimento de energia, essa prática ilegal pode causar acidentes graves e até a morte. A empresa está em contato com as autoridades policias da região tanto para apoiar a encontrar os meliantes, quanto para receber segurança durante a operação de restabelecimento. A CPFL prioriza a segurança e mantém um trabalho permanente de orientação à população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, por meio da campanha Guardião da Vida, trazendo informações sobre os cuidados com atividades realizadas próximas das redes elétricas e a necessidade de manter distância de torres de transmissão e subestações de energia”.

A reportagem conversou também com Claudemar Nascimbeni, morador de Itapolis sobre esse fato. Nascimbeni disse que circulou rumores na tarde de ontem que a previsão para o restabelecimento da energia seria de três dias devido à gravidade da ocorrência. No entanto, segundo ele, no início da noite a energia começou a voltar em diversos bairros e hoje por volta das 9h foi totalmente restabelecida.

Nascimbeni disse também, que  a preocupação das autoridades era com os serviços de emergência principalmente na Santa Casa que está com a capacidade máxima de ocupação devido a pandemia da Covid-19. “Houve uma correria muito grande para suprir a Santa Casa com geradores e foi preciso emprestar equipamentos de cidades vizinhas” concluiu o morador.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *