A volta as aulas sob a pandemia

A volta as aulas sob a pandemia

Última atualização em 09/02/2021, 10h13min por A Trombeta

O ano letivo de 2021 começou entre a sensação de estar chegando uma nova normalidade e a apreensão e o medo de ser contaminado pelo novo coronavírus e ser abatido pela Covid19. Essa mistura de sentimentos fez parte da retomada das aulas neste ano que começou ontem (08/02) nas escolas públicas.

Ainda não há um consenso entre as redes municipais e a estadual quanto às aulas serem presenciais de forma híbrida ou virtuais apenas. A educação híbrida consiste em mesclar aulas presenciais a um percentual de alunos em sala e outra parte de forma remota que se revezam. Os municípios de Fernando Prestes, Cândido Rodrigues e Monte Alto optaram ao formato virtual, como estava ocorrendo desde o inicio da pandemia em março de 2020.

A rede estadual de Educação optou com aulas presenciais, de acordo com Plano São Paulo variando de qual fase a região se encontra seguindo todos os protocolos preconizados pela vigilância sanitária, como uso de máscaras, uso do álcool em gel, protetores faciais, etc..

Fernando Prestes

Em Fernando Prestes, os 915 alunos da rede municipal, deverão estar em aulas remotas até 31/03 segundo Decreto Municipal nº3.008 de 29/01/2021. No entanto, segundo Everton dos Santos, servidor da Secretaria Municipal da Educação poderá haver uma reavaliação e dependendo da fase que o município se encontrar as aulas retomarem de forma híbrida já em março.

Já os 195 alunos do ensino médio da Escola Estadual “Francisco Sales de Almeida Leite” retornaram ontem (08/02) de forma híbrida. Como a região de Fernando Prestes está na fase laranja do Plano São Paulo é permitido apenas 35% dos alunos em sala que se revezam em três grupos, proporcionando a participação de todos dos estudantes em sala.

Segundo Lucilena Pineli Bueno, diretora da “Francisco Sales” os professores que estão no grupo de risco (idade e/ou comorbidades) ministram suas aulas através de teletrabalho em sincronia com o Centro de Mídia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Cândido Rodrigues

Segundo Wagner Camargo Junior, secretário municipal da Educação de Cândido Rodrigues, os 370 alunos da rede retornaram ontem (08/02) as atividades escolares de forma remota. O município de Cândido Rodrigues faz parte da região de Araraquara que está na fase vermelha do  Plano São Paulo e Junior espera diminua os casos de Covid para repensar no retorno presencial híbrido. Conforme dados do Governo do Estado de São Paulo, a região de Araraquara está com 85,7% dos leitos hospitalares destinados a pacientes com Covid19 ocupados.

Tanto que em Taquaritinga, por decreto o prefeito Vanderley Mársico, suspendeu as aulas presenciais em todas as unidades de ensino, municipais e estaduais.

A escola estadual de Cândido Rodrigues que atende 100 alunos deveria estar funcionando na forma presencial híbrida em revezamento, mas devido a fase vermelha o prefeito municipal publicou um decreto suspendendo as atividades escolares presenciais até o próximo dia 12/02.

Segundo Rosana Molena Costa, coordenadora da Escola Estadual “Rizzieri Poletti”, apesar da ausência dos alunos na unidade, as aulas estão ocorrendo de forma remota através do Centro de Mídia.

Monte Alto

O município de Monte Alto está inserido na região de Ribeirão Preto que está na fase laranja e segundo Isabel Nacaratto, administradora municipal de Aparecida de Monte Alto, as aulas no distrito também estão ocorrendo de forma remota.

Ao todo, a rede municipal de ensino atende 63 alunos, sendo 36 do fundamental e 27 do infantil.

Isabel disse que durante toda a pandemia, Secretaria Municipal da Educação de Monte Alto fornece refeição aos alunos da rede. Segundo ela foi feito um levantamento com todas as famílias dos alunos e diante da solicitação e concordância foi e ainda é oferecida uma marmita a cada estudante. Isabel conclui dizendo que está sendo estudado pela atual gestão municipal a possibilidade de fornecer um kit alimentação ao invés das refeições prontas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *