Última atualização em 16/11/2021, 15h58min por A Trombeta
Novamente os bairros Villa Carlin e Jardim Luchetti II ficaram sem energia elétrica em Fernando Prestes na noite de ontem, 15/10. A interrupção é pontual e sistemática nos bairros que “apagam” com a aproximação de chuvas e ventanias.
Fatos semelhantes aconteceram em 26/09 e 03/10, quando os moradores ficaram por várias horas sem energia elétrica. O pior apagão foi em 03/10 que começou no fim da tarde e a energia só foi reestabelecida pela CPFL por volta das 8h da manhã seguinte.
No dia 03/10 A Trombeta fez contato com a CPFL via assessoria de imprensa solicitando algumas informações sobre os apagões em Fernando Prestes conforme segue:
“Em dom., 3 de out. de 2021 às 17:31, JORNAL A TROMBETA <saul@jornalatrombeta.com.br> escreveu:
Diante disso solicito algumas informações:1 – Há alguma estratégia para melhorar a qualidade dos serviços prestados em Fernando Prestes e em especial nos bairros mencionados?
2 – Porque ocorre tanta queda no fornecimento de energia?
3 – Porque a demora no reestabelecimento?
Aguardo uma posição. (Deadline 8h de 04/10/2021)
Obrigado.”
Logo em seguida, no início da noite daquele domingo o A Trombeta obteve retorno do e-mail e solicitavam mais tempo e dados adicionais, como códigos de consumidores que estavam sem energia. O prazo foi estendido e dados de usuários, sob autorização, foram encaminhados à CPFL. No entanto o retorno com só veio em 12/10 após novo e-mail reiterando as solicitações feitas inicialmente.
A resposta da CPFL foi:
“Boa tarde…Segue posicionamento: A CPFL Paulista informa que investe constantemente em obras de melhoria e ampliação do sistema elétrico de Fernando Prestes para garantir a qualidade do fornecimento de energia aos clientes. Apenas nos primeiros seis meses de 2021, foram investidos mais de R$ 540 mil em manutenção e melhoria do sistema, projetos especiais e atendimento ao cliente na cidade.
Muitas das ocorrências de falta de energia são pontuais e afetam apenas parte de bairros ou ruas da cidade. A companhia esclarece, no entanto, que a qualidade do fornecimento de energia está sujeita a fatores que vão além da responsabilidade da distribuidora como, por exemplo, tempestades, colisão de veículos contra postes, interferência de pipas na rede, vandalismo, furto de materiais etc. Foi o caso das fortes chuvas que atingiram a região no último dia 3 de outubro. As redes de distribuição de energia são projetadas para suportar condições normais de operação (incluindo chuvas). Mas alguns eventos de intensidade atípica, como a queda de árvores, podem exceder a resistência dos equipamentos, causando interrupções. Nos casos apontados pela reportagem, a energia foi restabelecida. Att. (assinatura da assessora)”
Resposta um tanto evasiva quanto aos casos concretos dos bairros Jardim Villa Carlin e Jardim Luchetti II.
Moradores indignados
As redes sociais abrigaram muitas manifestações de repúdio por parte de moradores dos bairros ao descaso da CPFL pela interrupção da energia elétrica e também pela demora no reestabelecimento do serviço.
Giseli Lunardelli, moradora no Jardim Villa Carlin, disse que reclamou todas as vezes que houve interrupção de energia e entende que a CPFL deveria cumprir com seu papel em fornecer serviço de boa qualidade.
Em seu perfil no Facebook o morador do Jardim Villa Carlin, Ronie Gomes comenta que as faltas de energia nos bairros já mencionados são problemas que ocorrem aqui em Fernando Prestes e que necessita de reparos.
“Esta situação vem ocorrendo com frequência e causando danos aos moradores dos bairros, aproximadamente 300 famílias ou mais, entre idosos, crianças, trabalhadores, comerciantes, prestadores de serviços remotos, estudantes, etc. e que providências devem ser tomadas em regime de urgência, ainda porque é manutenção interna e não externa, podendo assim acabar com esse transtorno aos moradores dos bairros.” concluiu sua postagem que possui diversas fotos feitas em 03/10.
Alex dos Santos, também morador do Jardim Villa Carlin, reclama que falta energia toda vez que venta, mas salienta que nos dias 26/09, 03/10 e ontem 15/10 “foi incomum pois o retorno da energia demorou muito e acho isso uma falha grave da CPFL”, concluiu.
O comerciante Wilson Gomes Silva, dono de um trailer, situado nas imediações do Lago Municipal, que é provido pela energia do bairro Jardim Villa Carlin, disse que está tendo prejuízo em seu estabelecimento. “Os clientes não estão vindo por estar tudo escuro e também os preparos dos lanches precisam ser substituídos por falta de refrigeração”, lamentou Wilson.
Ellen Telles, moradora no Jardim Luchetti II, disse que a energia no bairro é muito instável e o que mais a deixa indignada é que até mesmo para reclamar para a CPFL é uma burocracia enorme. “A gente tem a sensação de abandono por todos”, lamentou.
Ação contra a CPFL
No site oficial da Prefeitura Municipal de Fernando Prestes há uma nota de esclarecimento, sobre uma ação que a municipalidade está movendo contra a CPFL, em detrimento as quedas constantes de energia ajuizada em 03 de maio de 2021 sob número 1001367-96.2021.8.26.0619 e está tramitando na 4ª Vara Cível. A nota diz que, “inicialmente foi concedida pelo Poder Judiciário a tutela de urgência (liminar) para que se resolvesse o problema em 30 dias com multa diária de 10 mil reais pelo descumprimento do julgado. Mas após recurso da CPFL foi derrubada a tutela de urgência em reparar as falhas apontadas, devendo aguardar o julgamento do Processo”.
A nota é finalizada com um repúdio “com a falta de qualidade no fornecimento de energia elétrica e tem se empenhado em resolver o problema, infelizmente a Justiça é lenta, estamos à disposição dos munícipes para quaisquer esclarecimentos”.
Não consta na nota a data da publicação no site oficial do município e também nenhuma menção as interrupções dos dias 26/09, 03/10 e 15/10.
Foto: Ronie Gomes – Vista de sua residência no bairro Jardim Villa Carlin para o centro da cidade iluminado
Quando causa a queda de energia são causado por temperatura muito elevado e causa ventos exorbitante e provavelmente provocando a queda de energia assim demora um pouco para serem restabelecidas
Sob apagão da vila Carlin,,Vamos lá..
Tá vergonhoso toda vez que chove ou venta,, da queda de energia.
Tá aí o plobrema ” CPFL ” DEMORA UMA ETERNIDADE PRA RELIGAR …
só Deus na causa viu,, cabe as autoridades de Fernando prestes tomar uma providência…
A meu ver, este problema com a energia elétrica somente se resolverá quando houver mobilização dos poderes executivos e judiciários dos municípios afetados. Monte Alto também tem recorrentes problemas com falta de energia. Zona rural mais ainda é afetada. Se houver união dos municípios e fazer valer multas à CPFL haverá ação. Do contrário continuará o que vemos há anos. Mesmo a justiça que concede antecipação de tutela com multa numa instância e cassa na outra. Estas empresas se mobilizam quando é afetado o resultado financeiro delas, infelizmente, o atendimento ao cliente não é o foco deles. Fica o convite à comunidade política dos municípios a se unirem nesta causa. Algum vereador de Fernando Prestes ou Monte Alto se voluntaria a fazer isto? Tenho certeza que os munícipes ficaram lisonjeados.