Cidades sustentáveis

Cidades sustentáveis

Última atualização em 17/12/2022, 10h43min por A Trombeta

Por Marcia de Freitas Alves*

O Brasil volta ao cenário mundial para discutir as questões climáticas que são tão urgentes, necessárias e vitais. O ponta pé inicial – já que estamos em clima de copa – foi dado na COP 27, no Egito. E em Maceió, capital de Alagoas, com o II Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis – Clima & Biodiversidade (II FICS) idealizado e organizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). Foram dois dias de discussões importantíssimas com representantes de diversos países com o compromisso e fortalecimento das alianças sul-americanas no combate às mudanças climáticas. O desenvolvimento das cidades respeitando a biodiversidade foi o tema principal. É preciso entender que as decisões para utilizar recursos naturais devem ser pensadas para diminuir o impacto ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Um dos destaques do II FICS foi o workshop “Como transformar sonhos em práticas regenerativas para cidades mais sustentáveis?” que se transformou numa grande oficina para desenhar o reGEneRAÇÃO: um programa que será criado para contribuir na formação de lideranças subnacionais e locais engajadas na solução dos desafios de Clima e Biodiversidade, a partir de soluções baseadas na natureza. A atividade foi conduzida pela equipe CoLiBris Cidades, com as participações de Oliver Hillel, oficial de Programa da Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU e Hugo Rivera-Mendoza, da Expertise France. Os resultados desta experiência serão apresentados na COP 15, em Montreal, em dezembro. Este workshop foi apoiado pelo Projeto Post 2020 Biodiversity Framework-EU Support, um projeto financiado pela União Européia e implementado pela Expertise France.
A convocação é para que todos sejam conscientes e percebam que até a menor das ações podem contribuir e preservar o meio ambiente. Isto já a faz diferença. É urgente começarmos a agir no nosso quintal, na nossa casa, com o nosso lixo. A equipe CoLiBris Cidades ensinou no II FICS, a importância da escuta das comunidades, das lideranças, das pessoas de um modo geral, para poder desenhar o que é melhor para cada cidade e região.
O mundo todo sabe o que os povos originários vêm falando há tempos: precisamos cuidar da terra e não somente explorá-la. São necessárias ações conscientes e concretas para sobrevivermos. E tem que ser agora.

* Marcia de Freitas Alves é jornalista e documentarista

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *