Última atualização em 05/09/2023, 6h01min por A Trombeta
Neste mês de agosto o escultor fernando-prestense José Roberto de Almeida participou em dois tradicionais eventos culturais do interior do estado de São Paulo. A primeira participação foi na 68ª Edição do Salão de Belas Artes de Piracicaba, que foi reaberto após ter ficado parado por três anos devido a pandemia. A abertura do salão aconteceu no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, na noite de 11/08 e contou com a participação de 64 trabalhos de 38 artistas. A seleção e a premiação se deram a partir de 306 obras recebidas de 89 artistas de sete estados do Brasil, sendo que na primeira fase da seleção foram classificadas apenas 107 obras. Das 64 peças expostas está a escultura em madeira de Almeida. Os trabalhos dos artistas ficam expostos até o próximo dia 01/09 em Piracicaba.
A segunda participação foi na “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” realizada anualmente pelo Museu Casa de Portinari em Brodowski, que figura entre as principais ações da instituição pelo entendimento que a preservação da memória e do legado do pintor passa também pelo compromisso com o fazer artístico. Em Brodowski José Roberto de Almeida participou com duas esculturas, também em madeira. A “48ª Semana de Portinari” está acontecendo entre os dias 12/08 a 10/09.
Outras participações
Em 2022 José Roberto Almeida foi premiado com Grande Medalha de Ouro, com duas esculturas que participou no XXXIV Salão de Artes Plásticas “Engenheiro Júlio Capobianco” em Arceburgo-MG.
Em dezembro de 2022 Almeida também participou de uma exposição com cinco esculturas em Luxemburgo, na Europa e foi agraciado com o Certificado de Mérito Artístico o Luxembourg Art Prize – 2022.
O Luxembourg Art Prize é um Prémio artístico anual internacional, organizado pela Pinacoteca, museu privado situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. O prêmio visa revelar anualmente os talentos, amadores ou profissionais, de qualquer idade e nacionalidade.
Publicidade