Novembro Azul: câncer de próstata também atinge homens jovens

Novembro Azul: câncer de próstata também atinge homens jovens

Última atualização em 16/11/2021, 17h56min por A Trombeta

O câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens, fica atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 29% dos cânceres entre os homens estão neste órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima quase 66 mil novos diagnósticos por ano. 

Os casos estão concentrados em homens com mais de 50 anos. A doença é silenciosa, em alguns casos leva anos para evoluir. Mas o câncer de próstata também pode atingir jovens, por isso, o médico urologista Antônio Miletto recomenda o acompanhamento preventivo a partir dos 35 anos. “Quando atinge pessoas com menos de 50, normalmente ele é muito mais agressivo e de evolução muito mais rápida. Se não tratar adequadamente a pessoa acaba falecendo pela doença em menos de um ano.”

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, imagem e toque. A união dos três métodos é capaz de oferecer resultados mais precisos. O preconceito relativo ao toque digital muitas vezes atrasa a identificação e acaba resultando no avanço da doença.

Atualmente, o prognóstico do câncer de próstata é de cura em 80% dos casos. Há 40 anos, esse índice era de 5%.

O médico acredita que o Novembro Azul ajudou a estimular os cuidados com a saúde masculina e reconhece que há aumento da procura durante o período da campanha. “Mas eu sugiro que se faça o acompanhamento da saúde sempre no mês de aniversário”, recomenda Miletto. 

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata estão: 

  • Idade 
  • Fatores genéticos 
  • Excesso de gordura corporal 
  • Exposição a materiais tóxicos.

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino responsável por produzir parte do semem. Ela normalmente é do tamanho de uma noz e fica localizada atrás do intestino grosso. Na fase avançada, o câncer de próstata pode causar problemas no trato urinário e dor óssea. O tratamento do câncer é feito por meio de retirada da próstata, radioterapia ou terapia hormonal.  

Exames preventivos em Fernando Prestes

A secretária da Saúde de Fernando Prestes informou que os homens que pretendam ser atendidos com a finalidade de prevenir o câncer de próstata devem procurar pelas unidades de saúde, tanto aqui em Fernando Prestes como no distrito de Agulha.

Segundo Ester Tasso Amado, secretária municipal da Saúde, os homens serão atendidos pelos médicos do Programa Estratégia da Família, quando serão solicitados exames preventivos de PSA e se necessário a realização de outros procedimentos ambulatórias e até hospitalares.

Os telefones de contato das Unidades de saúde são:
Fernando Prestes – UBS “Bento Franzoni”: (16) 3258-4100
Agulha – UBS “José Doce Filho”: (16) 3258-9700

Fonte: Agência do Radio 61
Imagem: Pixabay

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *