Vicinais para Santa Adélia e Ariranha são asfaltadas

Vicinais para Santa Adélia e Ariranha são asfaltadas

Última atualização em 23/11/2023, 20h25min por A Trombeta

Desde o mês passado, o trafego entre as cidades de Fernando Prestes/Santa Adélia/Ariranha ganhou rapidez, conforto, segurança e tantas outras qualidades que a pavimentação asfáltica pode proporcionar. Oficialmente ainda não foi inaugurada, mas os usuários que transitam por essas vias já podem desfrutar do asfalto. Obras como construção de canaletas coletoras de águas pluviais, plantio de grama nas partes aterradas e finalização de terraplanagem nas laterais, ainda estão acontecendo.
Ao todo, 19,5 quilômetros de estradas de terra foram pavimentadas, sendo 11 km no município de Ariranha e 6 na área de Santa Adélia, além do recapeamento dos 5,4 km do trecho em Fernando Prestes, que foi asfaltado ainda em 2012.

Ligação entre os municípios
O município de Fernando Prestes tem a noroeste como vizinhos, Ariranha mais a norte e Santa Adélia mais a oeste. Em comum possuem a sua gente, maioria imigrantes originários da Diáspora Europeia (1815-1932) quando nesta região aportaram italianos, espanhóis, portugueses e outras nacionalidades entre 1890 a 1920; época de fundação na última década do século XIX; e o café como cultura predominante. Essas pessoas moravam aqui e viviam em harmonia nos sítios, fazendas e núcleos urbanos. O intercâmbio entre as cidades era por veículos de tração animal, até a chegada do trem ligando Fernando Prestes a Santa Adélia, até a chegada dos automóveis e caminhões. A identificação entre essas cidades era e ainda é grande. Nas estruturas familiares dessas cidades há uma interação muito grande. Com o advento de veículos mais rápidos e rodovias melhores essa cumplicidade de “vizinhos” diminuiu. Era mais prático um jovem ou uma garota ir a um evento em Monte Alto, Catanduva e Taquaritinga com vias pavimentadas do que enfrentar a lama e a poeira das vicinais. A interação comercial também foi afetada. Hoje com a praticidade do asfalto essa integração deverá ser retomada
Isso já é visível. A cirurgiã dentista Marina Ottoni Martins que atua numa clínica em Santa Adélia comemorou a pavimentação completa. “Nos dias de chuva tinha que ir e vir pela Rodovia Washington Luís. Hoje saio de casa aqui em Fernando Prestes e em 15 minutos estou no meu trabalho em Santa Adélia” comemora Marina.
O representante comercial Paulo Britto, que trabalha em um atacadista e visita semanalmente vários estabelecimentos na região também festeja. “Às vezes saía de Ariranha e vinha para Fernando Prestes e se a estrada não tivesse legal tinha que vir pela SP-310. Com isso vou economizar tempo e dinheiro” falou Britto.

Estradas vicinais: uma longa história

O pontapé inicial não especulativo do asfaltamento dessas vias começou de fato em meados de 2005, quando Geraldo Alckmin, então governador do Estado de São Paulo, durante visita a região de Catanduva, prometeu aos prefeitos Bento Luchetti Junior (Fernando Prestes), Dorival Monteiro do Amara – Lalo (Santa Adélia) e Joamir Barbosa (Ariranha) a pavimentação dos 12 quilômetros que liga Fernando Prestes a Santa Adélia (veja recorte da capa A Trombeta nº47 de 31/08/2005). O Governo de São Paulo tinha um grande projeto de pavimentação de vicinais em todo o estado, que não foi realizado. Em 2007 teve início a gestão de José Serra como governador e o projeto também não evoluiu.

Reprodução da capa da edição nº 47 de 31/08/2005 do jornal A Trombeta quando foi noticiada a intenção da pavimentação asfáltica


No entanto, o então prefeito Bento Luchetti Junior, reeleito em 2008 insistia na pavimentação da estrada. Insistiu com José Serra e com a volta de Geraldo Alckmin ao governo paulista em 2011, Luchetti viu a oportunidade em pleitear o asfaltamento prometido. Mesmo com a ausência dos prefeitos de Santa Adélia e Ariranha continuou tentando a pavimentação. Em 2011 Geraldo Alckmin autorizou o asfalto na parte da estrada que pertence a Fernando Prestes. Em 2012 Luchetti concluiu sua gestão entregando 5,4 quilômetros da mencionada estrada (FNP-060) asfaltada.
De 2012 até 2022, um hiato de 10 anos, o asfaltamento nas partes restantes das estradas ligando a Santa Adélia e Ariranha ficou parado. O governo paulista de João Dória apresentou ainda em 2021 um arrojado projeto de pavimentação e recuperação de milhares de quilômetros de vicinais por todo o estado de São Paulo. Mesmo com a saída de Dória do governo, que pleiteava concorrer a presidente da República, Rodrigo Garcia manteve o projeto e agora na gestão de Tarcísio de Freitas a tão almejada pavimentação será finalmente entregue a população dos municípios de Santa Adélia, Ariranha e Fernando Prestes, que apesar de ter feito sua parte em 2012 o uso não era pleno.

Publicidade

Compartilhar

Um pensamento sobre “Vicinais para Santa Adélia e Ariranha são asfaltadas

  1. Boa noite aos Fernando Prestenses.Parabéns por alcançarem tal façanha, pavimentação asfáltica da vicinal,Fernando Prestes a Santa Adélia.Recordo nesse momento o percurso realizado nessa via,ainda sem asfalto, quando fiz o primeiro ano Colegial em Santa Adélia. O percurso era feito com um ônibus (jardineira) do seu Abel Domingues,cujo motorista era o conhecido Padalino.Tempo de chuva era bombástico.Os pneus eram acorrentados pra evitar atolamentos.Algumas vezes professores faltavam e aí começava nossa jornada caminhando a pé até Fernando Prestes,era uma grande façanha, fantástico. Bons tempos,muita saudade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *